Buscar
  • Associação Diacônica Luterana

Palavras do Gestor sobre 2020

Devido à Pandemia da Covid-19, o ano de 2020 foi bem atípico e extremamente desafiador. Jamais imaginaríamos passar por uma crise sanitária, humanitária, social e econômica tão grande em todo o mundo. Milhares de pessoas perderam suas vidas, seus empregos, sua sustentabilidade. Tivemos nossas rotinas completamente alteradas.


Em relação a ADL, não foi diferente, no dia 19 de março, tivemos que suspender as aulas e pedir aos estudantes que retornassem para as suas casas. Mantivemos nossas aulas e o contato com esse grupo aconteceu de forma remota. Tivemos que adaptar a instituição com os protocolos da vigilância sanitária para que pudéssemos retornar com o 4° ano e os estudantes que estavam com limitação no acesso à internet a partir do mês de agosto. Os demais continuaram sendo assistidos de forma remota.


No que se refere à sustentabilidade, o desafio foi ainda maior. No início pensamos em talvez “fechar a instituição”. Nossas receitas foram duramente atingidas. Duas grandes festas não puderam ser realizadas, aluguéis reduzidos em 50%, a coleta nacional da IECLB, que iria acontecer no domingo da páscoa, não pode ser realizada, devido a proibição dos cultos presenciais. Tivemos uma perda de receita de aproximadamente 500 mil reais.


Para que conseguíssemos enfrentar essa crise, algumas ações tiveram que ser feitas: reduzimos drasticamente nossas despesas, em concordância com toda equipe, aderindo ao programa do governo federal de redução de salário e jornada de trabalho. Por meio de um projeto, obtivemos ajuda da IECLB e também obtivemos ajuda das UPs Santa Maria e Guandu, além da OASE. Também diversas pessoas físicas nos ajudaram com doações. Somam-se com essas receitas os repasses do Sínodo, 10% dos envelopes de ações de graças e das rifas. Também foram realizadas duas lives que ajudaram na arrecadação e na divulgação da instituição. Tudo isso, contribuiu para que conseguíssemos fechar o ano da melhor maneira possível.


Mesmo com o ano difícil, conseguimos realizar algumas ações: reforma da casa pastoral e de um apartamento destinado para visitantes e palestrantes, construção de uma garagem para a casa do sítio e reforma do telhado sobre o despolpador de café. Isso só foi possível graças a um empréstimo que havia sido feito com Sínodo para compra de um lote que acabou não dando certo. Parte desse valor foi utilizado para realizar essas reformas com a autorização da diretoria sinodal.


Em 2020 foram confeccionados os documentos: planejamento estratégico e política de proteção da criança e do adolescente. Restando-nos ainda o plano político-pedagógico que não foi possível ser concretizado devido à pandemia. Também conseguimos renovar o registro da ADL junto ao Conselho Municipal de Assistência, sem o qual não conseguimos recursos advindos de emendas parlamentares. Outros projetos que ainda estão em andamento são o do Alvará do Corpo de Bombeiros e o da energia fotovoltaica, destinada por uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Adilson Spindula, projeto estimado em 140.000,00. Também estamos nos organizando e nos adaptando para pleitear o CEBAS. Para tanto, tivemos que contratar uma nova contabilidade, mais especializada no terceiro setor. Para qualificar mais a nossa equipe de trabalho, teremos que contratar um assistente social e um psicólogo.

Estamos contribuindo com muita alegria com as gravações e edições do projeto Mensagens de fé e Esperança, do Sínodo Espírito Santo a Belém.

No final de 2020, fomos contemplados com a vinda de um Candidato ao ministério pastoral, Kevin Peter Teixeira, em parceria com a Paróquia de Serra Pelada. Kevin ficará conosco até Janeiro de 2022.

Tivemos também nesse ano o comunicado da saída do funcionário Everton Kalke que permaneceu no setor administrativo por 13 anos. Agradecemos a ele por todo empenho, toda dedicação, todo o carinho com que sempre atuou nessa instituição. Em seu lugar foi contratada Nadizila Schultz Oliveira, a quem damos boas vindas e desejamos felicidades e as mais ricas bênçãos de Deus no novo trabalho.


Agradecemos a Deus e a todos que de uma ou outra maneira estão contribuindo para a formação de jovens lideranças, dando esperança para muitos de uma vida melhor, a serem cidadãos de que possam fazer a diferença onde quer que estejam atuando. Expressamos gratidão a IECLB, SESB, Paróquias e Comunidades por todo apoio em prol de nossa entidade. Emerson Lauvrs Gestor da ADL

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo