
A ADL
A Associação Diacônica Luterana (ADL) foi fundada em 1956, no distrito de Serra Pelada, município de Afonso Cláudio/ES, vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Sua criação foi motivada pela necessidade de atender a juventude rural da região, oferecendo oportunidades educacionais e de formação para a vida comunitária, profissional e cidadã. Ao longo de suas décadas de atuação, a ADL consolidou-se como uma importante organização da sociedade civil, desempenhando um papel estratégico na promoção de direitos sociais, na defesa da cidadania e no apoio da construção de políticas públicas no território.
Durante a década de 1990, a ADL intensificou sua inserção em ações de caráter social. Foi membro da Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Amencar), fortalecendo sua atuação na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Também nesse período, apoiou o Projeto Guandu, em parceria com comunidades locais, promovendo práticas agroecológicas e técnicas de agricultura regenerativa que beneficiaram agricultores familiares, dialogando com os princípios da sustentabilidade e da justiça social.
Atualmente, a ADL é responsável pela execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sendo uma das instituições de referência na política de assistência social em Afonso Cláudio. O SCFV atende, atualmente, cerca de 86 crianças e adolescentes, oferecendo um conjunto diversificado de oficinas, como recreação, musicalização, violão, flauta, teclado/piano, informática, pomerano, Jiu-jitsu e cineclube (cineminha), além de rodas de conversa, palestras, momentos de convivência e atividades que promovem o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. As atividades são planejadas de acordo com as faixas etárias, considerando os interesses dos participantes e alinhadas às diretrizes da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.
Além do SCFV, a ADL mantém um projeto de formação profissional direcionado a jovens, com oferta de cursos de música, educação social e liderança comunitária. Essa proposta visa ampliar as perspectivas dos jovens quanto à inserção no mundo do trabalho, à participação cidadã e à atuação em movimentos sociais e comunitários, fomentando o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais. Assim, também reconhecemos a ADL como um campo de educação não escolar institucionalizada.
A formação oferecida pela ADL é baseada em metodologias de educação comunitária-popular, tendo pressupostos freirianos. As disciplinas são organizadas em três áreas de conhecimento: linguagens, artísticas/musical e social aplicada. As formações são destinadas a adolescentes e jovens a partir dos 14 anos, sendo a formação de Liderança Comunitária com duração de três anos e os cursos de Música e Educação Social com duração de um ano cada.
A ADL também encontra na cultura uma forma de se conectar com o território, promovendo trabalhos nas áreas da música e da expressão corporal por meio de um coral jovem, grupo de dança folclórica, uma banda e uma orquestra de flautas. Além disso, desenvolve estudos e vivências no âmbito do teatro do oprimido, fotografia e da contação de histórias. A instituição foi reconhecida como Ponto de Cultura, conforme os critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014). Essa iniciativa articula atividades culturais em sua comunidade e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.
A atuação da ADL é reconhecida por sua seriedade, compromisso ético e capacidade de articulação com a rede socioassistencial do município. As parcerias institucionais, especialmente com a Prefeitura Municipal e por meio de emendas parlamentares, são fundamentais para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços ofertados. Além de contar com o apoio da IECLB, suas comunidades e muitos voluntários. Entretanto, como ocorre com muitas organizações da sociedade civil, a ADL enfrenta desafios constantes relacionados à sustentabilidade e à manutenção de uma equipe técnica diversificada.
Sua atuação, alicerçada na missão de “promover a formação humanística com perspectiva social, cultural, artística e comunitária, embasada na convivência e autonomia”, consolida a instituição como referência na construção de relações pautadas na afetividade, na solidariedade e no respeito mútuo. Por meio de práticas socioeducativas que fortalecem vínculos e estimulam o protagonismo de crianças, adolescentes, jovens e famílias, a ADL reafirma diariamente sua contribuição para uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária.

Missão
Promover a formação humanística com perspectiva social, cultural, artística e
comunitária embasada na convivência e autonomia.
Visão
Ser uma organização de referência para a sociedade na formação humana, social, cultural e artística que inspira a autonomia.
Valores
-
Respeito e ética nas relações: relações de respeito, amor e cuidado entre as pessoas,
parceiros e com o meio ambiente.
• Valores diaconais: solidariedade, cuidado com as pessoas, promoção da dignidade
humana e justiça social.
• Responsabilidade socioambiental.
• Protagonismo: respeito e incentivo da autonomia e da liderança de crianças,
adolescentes, jovens e pessoas adultas na sociedade.