Pré-matrícula para estudar na ADL em 2026 (encontro 06 e 07 de dezembro)
- ADL
- há 6 dias
- 6 min de leitura

Estão abertas as inscrições para jovens e adolescentes que desejam estudar na ADL a partir do ano de 2026. Para realizar a matrícula, os jovens e adolescentes devem participar do encontro para conhecer e ingressar na ADL previstos para os dias 06 e 07 de dezembro de 2025.
Programação do Encontro:
Sábado - Dia 06 de Dezembro
11h - Chegada
11h30h - Almoço
13h - Atividades de integração
15h - Café
15h30 - Entrevistas 16h - Atividade esportiva
19h - Atividades de integração
Domingo - Dia 07 de Dezembro
08h - Café da manhã
09h - Atividades de integração
12h - Almoço e encerramento
Nosso grupo WhatsApp, com mais informações clique aqui.
Como será esse encontro?
Será um momento para integração, diálogo sobre as formações ofertadas, rotina e apresentação dos espaços. A entrevista consiste em um bate-papo para observar o interesse do estudante.
🔴 02 - Documentos para o encontro:
01) Cópia da certidão de nascimento; (envio no ato da inscrição);
02) Cópia do boletim escolar
Conheça as Formações ofertadas na ADL
A ADL oferece três cursos para os estudantes, esses são: curso de Liderança Comunitária (três anos), Música (10 meses) e Educação Social (10 meses).
🔆Curso Liderança Comunitária
A formação tem o objetivo de desenvolver a autonomia e as habilidades necessárias no exercício da liderança em espaços comunitários.
Duração: 3 anos.
Pré-requisito: ter 13 anos ou mais. Estar no nono ano do ensino fundamental ou ensino médio.
🔆Curso Educação Social A formação promoverá habilidades e competências que o/a educador/a social de nível médio precisará para o desenvolvimento do trabalho em projetos sociais, prefeituras, organizações da sociedade civil ou projetos diaconais. Utilizar instrumentos pedagógicos e artísticos para atuação com públicos dos serviços socioassistenciais.
Duração: 10 meses.
Pré-requisito: ter ao menos 16 anos completos ou ter concluído o segundo ano do ensino médio.
🔆Curso Música
Os jovens estarão aptos para atuar como regente de coros. Ministrar oficinas teóricas e práticas instrumentais em grupos comunitários. Atuar como musicista e coordenar atividades recreativas com públicos distintos por meio do uso da música.
Duração: 10 meses.
Pré-requisito: ter 16 anos completos. Domínio da teoria musical, percepção musical, harmonia, prática do canto, regência e de um instrumento musical.
Perguntas frequentes sobre a ADL:
O que é a ADL?
A ADL é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1956. Atua promovendo formação complementar à educação regular (oferecida na escola pública), por meio dos cursos de Liderança Comunitária, Educação Social e Música. É identificada como espaço de referência para o convívio social e para o desenvolvimento das relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências artísticas e culturais, com estímulo para a promoção da formação cidadã.
A ADL é uma escola?
A ADL não é uma escola tradicional, como muitas vezes é confundida, ela não oferta disciplinas curriculares da rede de ensino regular, como, por exemplo, matemática, geografia ou química. Somos um centro de formação para adolescentes e jovens que buscam, por interesse próprio, o fortalecimento da própria identidade e da autonomia.
Quais são as áreas de formação da ADL?
A ADL oferece três áreas de formação para os e as estudantes, são elas: formação de Liderança Comunitária (três anos), Música (um ano) e Educação Social (um ano). Mais informações, confira: adl.org.br/curso
Os estudantes recebem certificado após o término de uma formação?
Sim! A formação oferecida pela ADL é profissionalizante e certificada na categoria de “curso livre”, da mesma forma que são certificados os cursos de nível médio. Essa modalidade de formação tem conformidade com o artigo 01 da lei n.º 9394/96 e decreto n.º 5.154/04. Nada impede que estudantes de uma das formações possam receber certificação ao nível de extensão comunitária, por uma faculdade parceira.
Os estudantes moram na ADL?
Sim, os estudantes podem morar na ADL. Oferecemos quartos coletivos para até três pessoas, organizados em moradias para o sexo masculino e feminino.
Eu não sou luterano, posso ingressar na ADL?
Claro que sim. Fazer parte de uma denominação religiosa não é critério para ingressar na ADL.
O que a ADL poderá contribuir com a minha vida?
Viver em uma instituição de ensino integral poderá ser marcante para a sua vida, além dos estudos, os e as estudantes exercitam a convivência, participam de grupos artísticos, realizam intercâmbios em instituições parceiras, participam de apresentações de música e outros. Os nossos cursos e as vivências na ADL poderão te inspirar para a atuar com grupos comunitários ou buscar, no futuro, formações na área das humanidades, educação, área social, música e outros.
Como faço para estudar na ADL?
Será necessário que a pessoa interessada tenha ao menos 13 anos ou esteja no nono ano do ensino fundamental e participe do processo seletivo ca ADL. Esse processo é realizado entre os meses de dezembro e janeiro de cada ano. Nesse encontro o participante conhecerá a ADL, seus estudantes, funcionários e a sua estrutura. Também realizará alguns testes de conhecimentos gerais e de interesse. Após, a equipe indicará quais estudantes estão aptos a ingressar na ADL.
Como faço para realizar a inscrição do processo seletivo?
Você deverá realizar a inscrição no site da ADL (adl.org.br), após, enviar por e-mail (secretaria@adl.org.br) ou entregar no dia da avaliação uma cópia da certidão de nascimento, cópia do boletim escolar e uma carta de recomendação da direção ou coordenação pedagógica da escola que frequentou no último ano. No formulário de inscrição está disponível um modelo de carta de recomendação.
Todas as pessoas que participam desse processo seletivo serão estudantes da ADL?
Infelizmente, não! A ADL poderá ofertar apenas um número específico de vagas por ano. Dessa forma, devemos considerar a quantidade de estudantes do 2º, 3º e 4º anos para calcular o número de pessoas selecionadas do 1º ano. Além disso, é avaliado se o adolescente está preparado para essa vivência.
Onde os estudantes realizam o ensino regular (ensino fundamental e médio)?
Durante a manhã os e as estudantes participam das atividades e aulas na ADL e durante o turno vespertino estudam na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Elvira Barros”, localizada no mesmo distrito. A escola é um ambiente muito agradável e tranquilo, é possível esclarecer mais dúvidas com a coordenação pedagógica.
A ADL cobra mensalidade?
A ADL não cobra pelos cursos profissionalizantes e atividades em que os estudantes participam. No entanto, incentivamos os familiares a contribuir com doações mensais para ajudar nas despesas de alimentação. O apoio para cobrir os custos com alimentação é de R$75 por semana ou R$300 por mês. Muitos pais, especialmente aqueles do meio rural, colaboram fornecendo produtos alimentícios ou seus derivados.
Como é a rotina dos adolescentes que moram na ADL?
A rotina na ADL é bastante intensa, existem horários para todas as atividades e essas precisam ser respeitadas. Todos acordam às 6:40h da manhã, tomam café, organizam os seus quartos, logo após, participam das atividades até às 11:10h. Às 11:30h é servido o almoço. A partir das 12:30h iniciam as aulas no ensino fundamental e médio. Ao retornar da escola é servida a janta. Durante cada noite acontece uma atividade específica, como, por exemplo, ensaio de grupos artísticos, grupo de estudo e outros. Nossa rotina é puxada, mas no final de semana será possível visitar os familiares, participar de atividades de lazer e esportes.
Nos finais de semana ou feriados os adolescentes podem visitar os familiares?
Claro que sim! Os estudantes que não estiverem envolvidos em atividades complementares aos finais de semana poderão ir para casa, mediante a liberação de requerimento solicitado ao plantonista. O horário de saída será na sexta-feira, a partir das 18:00h e a chegada precisa ser na segunda-feira, até o início das aulas. Em alguns períodos, como, por exemplo, na Semana Santa, férias escolares no mês de julho e outros os estudantes poderão ficar mais tempo em casa.
Quem realiza a manutenção da ADL?
Algumas vezes a instituição recebe apoio, por emendas parlamentares, para aquisição de objetos ou serviços para qualificar o trabalho. Têm como mantenedoras a IECLB, Sínodo Espírito Santo a Belém, Uniões Paroquiais, Paróquias, Comunidades e as famílias dos estudantes. É comum a realização de eventos festivos para a captação de recursos destinados para o funcionamento dos nossos trabalhos, nesses eventos, as famílias possuem um papel fundamental no apoio, divulgação, organização e venda de bilhetes de rifas.
Como posso esclarecer outras dúvidas?
Estamos sempre disponíveis para auxiliar com qualquer dúvida ou dificuldade. Recomendamos que os futuros estudantes e seus familiares busquem também informações com nossos atuais estudantes e seus familiares. Participe do nosso grupo de notícias sobre a ADL no Whatsapp (www.bit.ly/whatADL). Nesse canal divulgamos os eventos e atividades da instituição para a comunidade geral. Estamos disponíveis nos telefones, de segunda a sexta: Celular/Whatsapp: (27)-99821-7060 (08h - 15h).
Comments