top of page

Oficina da Rede de Diaconia com a JE

Atualizado: 24 de jul. de 2021



Animar o protagonismo da juventude na diaconia transformadora a partir de provocações pedagógicas da Rede de Diaconia – esse foi o objetivo da oficina “Diaconia e Juventudes: Protagonismo Transformador”, que reuniu jovens que desde o dia 19 de julho, participam das atividades do 2º CONGRENAJE on-line – JE em Rede, promovido pelo Conselho Nacional da Juventude Evangélica – CONAJE.

A oficina aconteceu na noite do dia 21de julho, assessorada por Alex Reblim, educador social na Associação Diacônica Luterana (ADL) de Afonso Cláudio/ES, e por Dirci Bubantz, Assessora de Projetos de referência para a Rede de Diaconia na FLD-COMIN-CAPA. Carine Wendland e Katiane Limper, jovens que integram o CONAJE, atuaram como mediadoras e apoio ao grupo.

Estiveram presentes dezenas de jovens do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso. Após uma dinâmica que possibilitou às e aos participantes verificar seus conhecimentos a respeito da Rede de Diaconia, foram partilhadas informações sobre a origem da Rede, o que move e sustenta a caminhada articulada das instituições que a integram e também apresentada a diversidade do público que é atingido pelos trabalhos da diaconia institucionalizada vinculados à IECLB em todo Brasil.

As jovens e os jovens receberam o desafio de refletir sobre ações que os seus grupos de JE podem realizar em parceria com instituições diaconais, contribuindo com a ampliação da Rede por meio da diaconia transformadora. “Ouvir os clamores das pessoas necessitadas e se engajar na luta por justiça e vida digna” e “Realizar intercâmbios nas instituições diaconais” estão entre as propostas apresentadas.

A programação do CONGRENAJE Online e as ações da JE da IECLB estão disponíveis na página luteranos.com.br/organizacao/juventude-evangelica . Desejamos que a energia da diaconia transformadora não escape das mãos da juventude.

Texto: Dirci Bubantz

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page