top of page

Apoio ao trabalho com grupos por meio de ferramentas virtuais

Assessoria técnica com orientadores e orientadoras do ensino híbrido e remoto no Ensino Confirmatório da IECLB



O desafio e a impossibilidade de manter encontros presenciais com o ensino confirmatório durante a pandemia do Covid-19, motivou o início do projeto de formação com lideranças, orientadores/as e ministros/as da IECLB. Sob a Coordenação de Educação Cristã, da Secretaria Geral, em parceria com a ADL, o grupo estudou ferramentas virtuais e elaborou propostas de aprendizagem e vivência da fé, considerando o contexto híbrido de educação cristã - integrando experiências virtuais e presenciais. As propostas também procuram resgatar o envolvimento familiar no Ensino Confirmatório, por meio de momentos de conversa e pequenas experiências em família, a partir da fé cristã e do jeito IECLB de viver essa fé.

Os subsídios, que fortalecem e ampliam o trabalho proposto pelo material Compartilha (volumes 1 e 2), estão disponíveis no Blog do Ensino Confirmatório (https://sites.google.com/adl.org.br/ensinoconfirmatorioieclb), uma plataforma colaborativa, onde pessoas ligadas ao EC podem partilhar ideias, iniciativas e sugestões. O blog foi lançado em um Webinar que teve como tema “Ferramentas virtuais e de colaboração no Ensino Confirmatório”. Assessoraram o encontro, acompanhados por mais de 200 pessoas simultaneamente, o Professor Alex Reblim Braun, da Associação Diacônica Luterana, e a Catequista Daniela Hack, da Coordenação de Educação Cristã. Mais informações sobre as ações: https://www.luteranos.com.br/noticias/entre-o-presencial-o-remoto-e-o-hibrido-novas-experiencias-no-ensino-confirmatorio-da-ieclb


Webnar com sobre Ferramentas On-line

No dia 01º de Setembro ocorreu o webinar “Ferramentas virtuais e de colaboração no Ensino Confirmatório”, promovido pela Secretaria da Ação Comunitária - Coordenação de Educação Cristã da IECLB, em parceria com a Associação Diacônica Luterana (ADL). A atividade buscou relatar as experiências das capacitações sobre a adaptação de encontros do ensino confirmatório para a metodologia do ensino híbrido e remoto. Além do mais, foram apresentados recursos e sugestões que poderiam contribuir com as atividades do ensino confirmatório. O webnar está disponível em:


Fazendo encontros virtuais com a JE

Nos dias 03 e 10 de agosto, a ADL por meio do professor Alex Reblim Braun, conduziu a oficina “Fazendo encontros virtuais dinâmicos com a JE”, por meio de ferramentas síncronas com lideranças da JE e Ministros/as da IECLB. Uma das formações está disponível em:



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page