top of page

Noite dos abraços: atividade cultural na ADL celebra obra de Eduardo Galeano

  • Foto do escritor: ADL
    ADL
  • 7 de jul.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 19 de ago.

ree

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: — Me ajuda a olhar.

Essa e outras palavras da obra Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano, foram declamadas pelos estudantes do curso de Liderança Comunitária da ADL, no dia 05 de julho, em uma noite dedicada à arte e à reflexão. A proposta foi buscar conexões entre os textos do autor e transformá-los em cenas teatrais, dando vida à “Noite dos Abraços”.

Além da homenagem literária, a programação também apresentou a trajetória e outras obras do escritor uruguaio, como As Veias Abertas da América Latina, que compõe a disciplina “Círculo de Cultura”. O encontro também contou com esquetes de humor e pequenas apresentações musicais e teatrais, mostrando o protagonismo e a criatividade da juventude.

Conforme destacou o estudante Danilo Strelhow: “Foi minha primeira vez que tive contato com uma obra de Galeano e participar de um teatro poético foi muito marcante. As músicas que escolhemos e os movimentos das cenas foram escolhas da turma. Ficou muito bonito.”

A Noite Cultural integra o conjunto de atividades artísticas promovidas pela ADL, reconhecida como Ponto de Cultura, que valoriza a arte como instrumento de convivência, formação cidadã e fortalecimento da identidade comunitária.


Comentários


bottom of page