ADL inaugura brinquedoteca com apoio do Sicoob e fortalece o direito ao brincar
- ADL
- 5 de jun.
- 2 min de leitura

Em 2025, a ADL inaugurou um novo espaço voltado exclusivamente para as crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): uma brinquedoteca equipada, fruto do apoio do Sicoob, por meio da 6ª edição do Edital Social – Cooperação Transforma.
A proposta do projeto foi criar um ambiente seguro, acessível e acolhedor para o desenvolvimento de atividades lúdicas e educativas, fundamentais para o fortalecimento de vínculos, a promoção da socialização e o desenvolvimento integral das crianças.
Segundo Ester Martins Lubke, psicóloga do SCFV da ADL, o novo espaço amplia as possibilidades pedagógicas da instituição:
“O brincar é essencial para a criança em sua totalidade. O espaço permite trabalhar o desenvolvimento cognitivo, físico, comportamental e social. Já realizamos rodas de conversa, jogos de raciocínio e momentos de contação de histórias — além, claro, de momentos livres de exploração dos brinquedos.”
A brinquedoteca também representa uma alternativa concreta em tempos em que o uso excessivo de telas pode limitar a imaginação e a interação entre as crianças. Para Emikellen Lauvrs, educadora social e articuladora de atividades do SCFV, o novo espaço reafirma a importância do brincar como um direito:
“Esse é um ambiente que promove o brincar com propósito. Ele permite a escuta, a inclusão e atividades em pequenos grupos, potencializando vivências que vão além da sala — experiências que podem ser levadas para a vida.”
No dia 20 de março, a colaboradora Catarina Caliman, da Cooperativa 3010 – Sicoob Sul-Serrano, visitou o espaço e conduziu, junto a um grupo de crianças de Serra Pelada, uma roda de conversa e momentos de brincadeiras. Além de ouvir como o espaço fará parte da rotina da instituição.
A brinquedoteca já tem sido utilizada em diversas oficinas e atividades desenvolvidas para entorno de 60 crianças do SCFV da ADL, que participam semanalmente de oficinas de recreação, informática, jiu-jitsu, musicalização, flauta, teclado e protagonismo infantojuvenil.
A ADL acredita que o brincar é mais do que um momento de lazer — é uma prática educativa, afetiva e social. A criação da brinquedoteca reforça o compromisso institucional com o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, ampliando seu repertório cultural, promovendo a inclusão e fortalecendo os laços comunitários.
Nosso agradecimento ao Sicoob que permitiu tornar esse sonho realidade, mostrando a força da cooperação e do investimento social em projetos que impactam diretamente a vida das comunidades.
Comments