top of page
  • Foto do escritorADL

Semana de Canto 2022 - Amar a Deus e as Pessoas: cantar de coração.

Atualizado: 1 de ago. de 2022


Entre os dias 16 até 19 de junho aconteceu mais uma Semana de Canto da ADL, esse foi o primeiro encontro de formação após o período pandêmico, e contou com a participação de 150 pessoas. Nessa edição o tema foi "Amar a Deus e as Pessoas: cantar de coração", fazendo referência ao tema do ano da IECLB.

Conforme Douglas Kalke, coordenador do evento, "cada Semana de Canto a programação vai ao encontro das lideranças na área da Música que desejam aprimorar suas práticas e ampliar suas possibilidades de atuação nas comunidades, contribuindo assim para a formação musical de crianças, jovens e adultos".

As oficinas temáticas buscam contribuir tecnicamente com a prática de musicistas e futuras lideranças comunitárias. Nessa edição foram ofertadas as oficinas: Arranjo Musical e Piano (conduzida pelo profissional Charles K. Neimog), Canto e Expressão (Camila Binow e Vinicius Ponath), Coral Infanto-Juvenil (Raquel Lagasse Gumz), Corpo e suas Expressões (Camila Binow Francisco), Culto de Tomé e Prática de conjunto Instrumental (Cat. Louis Marcelo Illenseer), Danças Circulares (Sandra Hoffmann), Introdução à Teoria Musical (Douglas Kalke), Técnica de Redução do Estresse - TRE (Simone Gruber), Prática de Regência Coral para Iniciantes (Vinícius Ponath), Prática de Metais (Rafael Pagung), Violão (Júlio César Berger), Potencialidades e Sonoridades da Flauta Doce (Sintia Mara Ott), e Laboratório Musical (Wendel Ponath Blanck).

O cuidado foi uma pauta muito importante nesses dias e é entendida com uma forma de amar as pessoas. Aos participantes foi ofertada o “ambulatório terapêutico”, sob a condução da fisioterapeuta Yhara Chagas Broedel e da massoterapeuta Daniela Bueke Knack um espaço onde aconteceram massagens, auriculoterapia, agulhamento a seco e outras técnicas. Outra atividade muito especial foi a TRE (Técnica de Redução do Estresse), conduzida pela terapeuta Simone Gruber, método integrativo que estimula os mecanismos naturais de regulação do sistema nervoso autônomo, favorecendo o restabelecimento físico e psicoemocional do organismo. O Catequista e maestro Louis Marcelo Illenseer, conduziu um repertório impressionante, durante os dias de ensaio, foram apreciadas as peças “Clareou” (composição: Rodrigo Leite / Serginho Meriti), “Amar de Coração” (composição Cleide Olsson Schneider), “Viva o Amor” (composição: Cláudio Kupka, Arranjo: Charles K. Neimog), “Cristo não tem corpo” (adaptação do texto de Teresa D'Ávila), “A Graça de Deus” (composição: Louis Marcelo Illenseer), “Gloria in Excelsis” (Antonio Vivaldi) e outras que poderão ser baixadas em nosso site.


Com mais de 3 mil visualizações, a live da Semana de Canto buscou apresentar brevemente o que foi desenvolvido nas oficinas e as principais peças musicais ensaiadas no grande coro. Essa belíssima transmissão poderá ser assistida no vídeo abaixo. Já o encerramento aconteceu no Culto da Comunidade de Lagoa I (Paróquia de Serra Pelada), momento onde as principais peças musicais estudadas integraram a liturgia.

06:35 - Apresentação: Oficina Prática de conjunto instrumental - Louis Marcelo Illenseer 23:15 - Oficina de Violão - Júlio César Berger

35:35 - Potencialidades e sonoridades da flauta doce - Sintia Mara Ott

39:25 - Dança Circular - Sandra Hoffmann

55:45 - Corpo e suas Expressões - Camila Binow Francisco

1:03:06 - Regência Coral Coral - Vinicius Ponath

1:15:12 - Canto e Expressão - Camila Binow e Vinicius Ponath

1:25:00 - Arranjo e Teclado - Charles K. Neimog

1:32:30 - Prática de Metais - Rafael Pagung

1:43:03 - Relatos sobre a oficina de TRE - Simone Gruber

1:50:40 - Coro Infantojuvenil - Raquel Lagasse Gumz

2:14:00 - Grande Coro - Louis Marcelo Illenseer Canções do Grande Coro

2:15:00 - A graça de Deus - Música Tema do Ano da IECLB 2021 - L e M Louis Illenseer 2:19:36 - Cristo não tem outro corpo - Letra de Teresa D’ávila, música de Louis Illenseer 2:19:36 - Amar de Coração - Letra Cleide Schneider e música de Louis Illenseer

2:25:41 - Viva o amor - L e M - Cláudio Kupka

2:28:41 - Glória (primeiro movimento) Antonio Vivaldi

2:32:14 - Clareou - Composição: Rodrigo Leite e Serginho Meriti


A Semana de Canto iniciou em 1960 e era conhecida como "encontro de formação bíblico-musical" na Escola Bíblica Evangélica do Espírito Santo, junto à paróquia de Serra Pelada, coordenado pelo Pastor Erich Ruff. Desde então, essa atividade foi ressignificada diversas vezes, abraçada por centenas de lideranças da nossa igreja. É um encontro de grande importância para as comunidades, sempre promovendo aprendizagem musical e partilha de experiências, reflexão e comunhão.

Agradecemos ao Sínodo Espírito Santo a Belém-SESB, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB e todas lideranças que apoiaram a realização de mais uma Semana de Canto. Nosso agradecimento especial aos oficineiros e oficineiras que enriqueceram com técnica e carisma essa edição.


PEÇAS DO GRANDE CORO - SEMANA DE CANTO 2022
.pdf
Download PDF • 891KB


107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page