No último dia 18 de outubro, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, ministros religiosos e lideranças protestantes estiveram presentes em uma sessão solene que homenageou o Dia da Reforma Luterana. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Adilson Espindula através da Resolução nº 8.571/22. Durante o evento, foi conferida a Comenda do Mérito Legislativo Martim Lutero, uma honraria destinada a reconhecer membros das Igrejas Luteranas do Estado do Espírito Santo que se sobressaíram nas áreas social, econômica, teológico e educacional. Nesta ocasião, 29 indivíduos das Igrejas Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Evangélica Luterana do Brasil (IELB) foram agraciados.
Adicionando um toque especial ao evento, o coral da ADL, Vozes da Esperança, encantou a todos com duas canções. Sob a hábil regência do educador musical, Douglas Kalke, as peças apresentadas foram "Deus, é castelo Forte e Bom" e "Somos gente da esperança".
Dentre os homenageados, destacamos a senhora Elzira Bragança Hammer, que serve à ADL desde 1987. Sua habilidade e paixão na cozinha não só forneceram refeições, mas também proporcionaram conforto, carinho, amizade e memórias memoráveis. Inúmeras lideranças, tanto da sociedade quanto da IECLB, foram acolhidas por suas mãos talentosas. Seu esforço incansável tem deixado uma marca indelével, influenciando positivamente a vida de muitos que encontraram suas vocações e tiveram suas primeiras formações na ADL.
Da mesma forma, reconhecemos a homenagem conferida à Srª Joanna Garbrecht Felberg, residente de Serra Pelada e viúva do primeiro professor e diácono Inácio Felberg, que partiu em 1999. Tanto a Srª Joanna quanto seus familiares tiveram laços diretos com a ADL em diversos momentos. Além do Sr. Lourival Ernesto Felhberg que atuou por diversos anos na gestão da ADL, eleito na diretoria da ADL.
Enquanto instituição, vemos a Comenda como um símbolo de respeito e reconhecimento à inúmeras lideranças luteranas. Relembramos a importância da reforma liderada por Martinho Lutero e Katharina von Bora, que transcendeu o âmbito religioso, influenciando também os setores sociais e educacionais. Expressamos nosso profundo agradecimento ao deputado Adilson Espindula pelo reconhecimento.
Pessoas homenageadas: Eméritos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
1 - Pastor Emérito Lourival Ernesto Felhberg
2 - Pastor Emérito Emil Schubert
3 - Pastor Emérito Ido Port
4 - Diácona Emérita Érica Holz Töpfer
Representando o Sínodo Espírito Santo a Belém
5 – Pastor Ismar Schiefelbein
6 – Pastora Iraci Wutke
7 – Pastor Nivaldo Geik Völz
Viúvas de ministros da IECLB.
8 - Elza Ristow Krauser
9 - Joanna Garbrecht Ferberg
Pastores Eméritos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB
10 - Pastor Emérito Mario Lehenbauer
11 - Pastor Emérito Eiter Schneider
12 - Pastor Emérito Hilário Linhaus
13 - Pastor Emérito Vilmar Ricardo Wagner
14 - Pastor Emérito Nivaldo Schneider
15 - Pastor Emérito Ernani Martinho Zimmer
16 - Pastor Emérito Hary Martinho Fischer
17 - Pastor Emérito Eduvino Krause Filho
18 - Pastor Emérito David Jonathan Flor
19 - Pastor Emérito Natalino Pieper
Representando a Associação Luterana de Assistência Social - ALAS – IELB
20 - Pastor Danilo Valdomiro Fach
Representando a Associação Diacônica Luterana - ADL
21 - Elzira Bragança Hammer
Representando a Associação Albergue Martim Lutero
22 - Ludovico Saar
Lideranças do Sínodo Espírito Santo a Belém
23 - Fredolin Boldt
24 - Jacira Lenke Seidel
25 - Valdir Baebler
26 - Armindo Lemke
27 - Nilza Buss
28 - Roberto Schulze
29- Dr. Nivaldo Kiister
Comments