A ADL deu início ao projeto "Renascer: Capacitando Mulheres para uma Nova Jornada de Autonomia", que visa fortalecer a autonomia de 30 mulheres acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Núcleo Margaridas de Afonso Cláudio. Este projeto é patrocinado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e em parceria com a Federação Luterana Mundial (FLM), instituições comprometidas com a luta contra a violência de gênero.
O projeto teve seu primeiro encontro em julho de 2024, onde foram apresentadas as ações planejadas e abertas as inscrições para as oficinas que ocorrerão ao longo dos próximos 11 meses. O apoio e a mobilização das pessoas participantes foi realizada pelo CREAS, CRAS, Núcleo Margaridas e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Afonso Cláudio foi essencial para garantir a participação ativa das mulheres.
No último dia 22 de agosto, um dos encontros do projeto utilizou a linguagem do teatro do oprimido para promover um espaço de diálogo, incentivando as participantes a refletirem sobre a possibilidade de "ser mais" através da empatia e do coletivismo. Atividade conduzida pelo professor Alex Reblim Braun, mobilizador das atividades de teatro do oprimido na ADL.
Nos próximos meses serão realizadas capacitações em áreas como Gestão Financeira, Cuidados com Idosos, Maquiagem, Autocuidado, Design de Sobrancelhas, e Comunicação e Marketing com profissionais do município de Afonso Cláudio. Além disso, o projeto também prevê momentos de integração e lazer, incluindo um espaço dedicado às crianças, filhos e filhas das participantes. Este espaço de convivência visa fortalecer os vínculos familiares e proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todas as envolvidas.
Como parte das atividades do projeto acontecerá a jornada “Nem Tão Doce Lar” em Afonso Cláudio - "Uma vida sem violência é um direito humano!" Alusiva ao “Setembro Amarelo”, com foco na violência psicológica, voltada para as equipes técnicas das áreas de serviço socioassistencial e educação. A Oficina de Formação será realizada no dia 11, das 08h às 16h, no CRAS de Afonso Cláudio e abordará o tema: “Superação da violência doméstica e familiar”, enquanto a Exposição da Casa-exposição ocorrerá no dia 12 e 13 de setembro, aberta à toda população local do município. Esta mostra itinerante, busca popularizar a discussão e o enfrentamento da violência, levando essa importante reflexão para diferentes espaços e comunidades.
O projeto "Renascer" promete ser uma jornada transformadora, fortalecendo a autonomia e empoderamento das mulheres participantes. A coordenação do projeto está sob a responsabilidade da assistente social Elismara Lauvrs e da educadora social Willa Buecker, que estão comprometidas em garantir que cada etapa seja conduzida com sensibilidade e compromisso.
Comments