HISTÓRIA

Escola Bíblica Evangélica Luterana do Espírito Santo (Evangelisch-Lutherische Bibelschule von Espírito Santo), Ordem Caritativa dos Diáconos Evangélico-Luteranos do Brasil (Evangelisch-Lutherisches Brüderhaus in Brasílien), Fundação Diacônica Luterana –FDL, Ginásio Diacônico Luterano-GDL e Associação Diacônica Luterana-ADL. Esses são alguns dos nomes, que durante 60 anos, a atual ADL foi reconhecida. Diante de diversas transformações, essa instituição tem o propósito de contribuir com a igreja, formando pessoas com o espírito diácono-missionário dispostos a colaborar nos serviços das comunidades.

Os desafios do contexto brasileiro apresentados ao casal de alemães Artur Gustav Schmidt e Käthe Scheuchl Schmidt não foram pequenos, mesmo assim, ambos idealizaram nos anos 50 o início de um projeto de formação para jovens que desejavam contribuir com as suas comunidades. Assim, a Escola Bíblica Evangélica Luterana do Espírito Santo, em 22 de fevereiro de 1956, iniciava as suas atividades e até o fim daquele primeiro ano acolheria 18 alunas e alunos.

Diante da falta de escolas na região e disponibilidade apenas de formação básica (alfabetização), Schmidt, em sua residência pastoral, ofertava aulas de música, teatro, conhecimentos bíblicos, matemática, língua portuguesa e alemã, bem como agricultura e trabalhos manuais.

Com o passar do tempo, foi crescendo a procura pela formação, que ampliou o número de alunas e alunos, inaugurando a atual sede em 1968, revisando os seus objetivos e conteúdos programáticos aos novos desafios surgidos. Mesmo distante da sede da igreja luterana no país, a ADL tornou-se uma instituição diferenciada e respeitada dentro da IECLB, despertando o interesse dos jovens para as atividades da igreja. De 1956 a 1998, a entidade preparou uma legião de homens e mulheres para o diaconato.

No final dos anos 90, a formação de obreiras e obreiras diaconais é transferida para a Escola Superior de Teologia, atual Faculdades EST. Nesse sentido, a ADL adapta sua formação, a partir de 2007 reformula seu curso, caminhando mais próxima da educação cristã e música, sem perder a diaconia como foco.

 

Associação Diacônica Luterana-ADL - Telefone 27 99821-7060 - CNPJ: 27.002.542/0001-50 

  • w-facebook
  • White Instagram Icon
  • Branca Ícone Blogger
  • Branca Ícone SoundCloud
  • Branca Ícone Vkontakte
  • Twitter Clean
  • w-youtube

© 2019 ADL · Desenvolvido por areblim. 

ieclb-2019-300x134.png
Rede-diaconia-da-IECLB.png