GRUPOS ARTÍSTICOS

 

A ADL busca promover a integração, autoestima, expressão, valorização cultural por meio de atividades artísticas.

Semanalmente, os alunos desenvolvem seus talentos nos grupos: Coral “Vozes da Esperança” e do Grupo de Teatro do Oprimido “Fazendo Arte” (www.teatrofazendoarte.blogspot.com), Núcleo de Audiovisual Lagoa (www.nalagoa.com), grupo de metais e grupo de artesanato, quarteto de flautas doces. Todos esses grupos fazem apresentações pela região e coordenam oficinas próprias de suas áreas.

Os grupos realizam apresentações na região e pelo estado do Espírito Santo.

AUDIOVISUAL
POESIA

ATIVIDADES CULTURAIS

JUNHO

Semana de Canto

AGOSTO

Festa da Linguiça 

Cantatas de Natal

DEZEMBRO

ARTESANATO
CULTURA

MÚSICA
TEATRO

Ponto de Cultura ADL

A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC) certificou no dia 04 de maio de 2016 a ADL como Ponto de Cultura. Essa titulação acontece no mesmo ano que comemoramos 60 anos de fundação.
Esse reconhecimento é muito importante, pois fortalece a atuação da ADL com seus grupos artísticos e mobilizações na região. Somos reconhecidos pelos diversos anos de trabalho com música, teatro, artesanato, dança tradicional, mobilização com culturas populares e outros.

 

Coral

 

O coral da ADL nasceu durante os anos 70 devido as aulas de música. Por 20 anos esse coral foi coordenado pela musicista Matilde Lüdtke.  Já foi gravado 05 CD’s e realizadas diversas apresentações pelo Brasil. Atualmente o grupo é coordenado pelo regente Douglas Kalke e se destaca com as tradicionais cantatas de natal. O grupo é composto, em média, por 40 participantes. O grupo tem no repertório músicas sacas e populares. Paralelo a esse grupo, durante os anos 90 participantes do coral criaram um grupo com menos participantes, denominado de “Grupo Espaço”, esses expressavam músicas com caráter diaconal e com a Teologia da Libertação.

Artes Visuais 

 

As artes visuais sempre foram reconhecidas como um importante instrumento para a instituição. O ensino do artesanato, produção de velas, pinturas, bordados, colagens e outras artes possibilitam o incentivo da criatividade, o aprendizado e o senso artístico. Esse trabalho faz parte da instituição desde a fundação. 

A arte transforma a vida!

Nalagoa

A partir do envolvimento da ADL com as Mostras Capixabas de Audiovisual – MCA, alunos e professores criaram no ano de 2008 o Núcleo de Audiovisual Lagoa. Esse tem a finalidade de utilizar o audiovisual como linguagem de discussão, divulgação, reflexão e lazer. Além do mais, por meio desse núcleo coordenamos o Cineclube Lagoa, criado pelo próprio núcleo, exibindo curtas e longas metragem na ADL ou na região.

Teatro

 

A instituição, desde da sua fundação foi pioneira no trabalho com teatro. Realizando apresentações em escolas, comunidades e até mesmo festivais. O grupo sempre deu preferência para teatro com cunho social e esquetes humorísticas. A partir de 2010, com o apoio do ex aluno William Berger, o grupo adota a metodologia do teatro do oprimido, sistematizada pelo teatrólogo Augusto Boal.  Esse grupo desenvolve oficinas gratuitas para as comunidades e por meio da metodologia busca discutir e refletir o enfrentamento das opressões e das questões sociais.

Metais

 

O Coro de Metais “Pommer Blosas”, é um grupo formado por alunos da ADL que tem aptidão para trombone, trompete, tuba e semelhantes. Mantendo a tradição musical da cultura pomerana. O Pommer Blosas nasceu no dia 20 de maio de 2011 e é o grupo artístico mais recente da instituição.

Flautas

 

O grupo conta com a participação, em média, de 12 alunos na execução de flautas doces sopranos, contralto, tenor e baixo.

Saúde Popular

 

O grupo da Saúde Popular realiza oficinas de curta duração com os alunos sobre produção de chás, massoterapia, relaxamento, plantio e cuidados de horta medicinal. Também realiza caminhadas ecológicas para observação e interação com o meio natural.

Biblioteca Comunitária 

A biblioteca comunitária da ADL é um espaço para a toda a comunidade da Serra Pelada. Espaço com livros de diversas áreas, oferece funciono entre às 13h até 16h.
Aceitamos doações, clique aqui

Nº SNIIC: SP-14186

© 2018 - Associação Diacônica Luterana-ADL - Telefone 27 99821-7060 - CNPJ: 27.002.542/0001-50 

  • w-facebook
  • White Instagram Icon
  • Branca Ícone Blogger
  • Branca Ícone SoundCloud
  • Branca Ícone Vkontakte
  • Twitter Clean
  • w-youtube