CURSOS
A ADL oferece quatro áreas de formação para os estudantes, são elas: Formação de Liderança Comunitária (três anos). Após esse curso o estudante poderá optar pelo curso de Música ou Educação Social.
A formação oferecida pela ADL é certificada na categoria de “Cursos Livres”. Esses têm conformidade com a lei nº 9394/96 e o Decreto nº 5.154/04.
Liderança Comunitária (1º, 2º e 3º Anos)
Durante três anos os estudantes realizam o curso de Liderança Comunitária. Essa formação visa a preparação de lideranças comunitárias para as comunidades e demais grupos. Possibilita, por meio de reflexão e prática, desenvolvimento de ações voluntárias e diaconais com todas as suas dimensões. Fomenta e valoriza a autonomia da liderança, utilizando a arte como instrumento de atuação.
Os/as jovens estarão aptos para liderar encontros e atividades recreativas e de reflexão com pessoas de todas as faixas etárias. Apropriar instrumentos recreativos e artísticos para coordenação de atividades com grupos. Realizar visitações e escuta com pessoas idosas, enlutadas ou em situação de vulnerabilidade social. Promover o bem estar e ações concretas a diversos grupos da sociedade. Coordenar atividades musicais com públicos distintos e motivar o voluntariado na comunidade local.

Educação Social (4º Ano)
O curso busca promover formação embasada na reflexão prática sobre a interventiva do/da Educador/a Social em contextos marcados pelas expressões da questão social.
Os/as jovens estarão aptos para: atuar como Educadores Sociais de nível médio em projetos sociais, prefeituras, organizações da sociedade civil ou entidades diaconais. Utilizar instrumentos pedagógicos e artísticos para atuação com públicos vulneráveis;
Música (4º Ano)
Proporcionar e desenvolver os conhecimentos teóricos e práticos da música. Nessa formação, os estudantes se dedicam a conhecer músicas sacras e populares, tomam conhecimentos básicos sobre instrumentos melódicos, harmônicos e rítmicos (flautas doces, violão, teclado/piano, percussão, trombone, trompete, tuba, eufônio, e outros), além de ter significativo contato com a prática de regência, do canto coral, teoria e percepção musical.
Os jovens estarão aptos para atuar como regente de coros. Ministrar aulas teóricas e práticas instrumentais em grupos comunitários. Atuar como musicista e coordenar atividades recreativas com públicos distintos por meio do uso da música;
