CURSOS

A ADL oferece quatro áreas de formação para os estudantes, são elas: Formação de Liderança Comunitária (três anos). Após esse curso o estudante poderá optar pelo curso de Música, Educação Social ou Assistência Ministerial.

A formação oferecida pela ADL é certificada na categoria de “Cursos Livres”.  Esses têm conformidade com a lei nº 9394/96 e o Decreto nº 5.154/04.

Liderança Comunitária (1º, 2º e 3º Anos)

Durante três anos os estudantes realizam o curso de Liderança Comunitária. Essa formação visa a preparação de lideranças comunitárias para as comunidades e demais grupos. Possibilita, por meio de reflexão e prática, desenvolvimento de ações voluntárias da educação cristã e diaconia com todas as suas dimensões (profética, política, prática, ecológica, intercessora, pautadas no “Bem-Viver”). Fomenta e valoriza a autonomia da liderança, utilizando a arte como instrumento de atuação. 

Os/as jovens estarão aptos para liderar encontros e atividades recreativas e de reflexão com pessoas de todas as faixas etárias. Apropriar instrumentos recreativos e artísticos para coordenação de atividades com grupos. Realizar visitações e escuta com pessoas idosas, enlutadas ou em situação de vulnerabilidade social. Promover o bem estar e ações concretas a diversos grupos da sociedade. Coordenar atividades musicais com públicos distintos e motivar o voluntariado na comunidade local.

Assistência Ministerial (4º Ano)

Proporciona o aprofundamento de conhecimentos básicos sobre liturgia, Diaconia, fundamentos da fé, visitação, administração comunitária e poimênica, já oferecidos de forma sumária nos três primeiros anos de formação, com vistas a oferecer um curso a partir das demandas na vivência comunitária das comunidades da IECLB. 

 

Os/as jovens estarão aptos para vivenciar o sacerdócio geral de todos os crentes com uma qualificação mais aprofundada, podendo auxiliar nas práticas litúrgicas/celebrativas, poimênicas, diaconais, catequéticas e das demais demandas administrativas das comunidades da IECLB.

Educação Social (4º Ano)

O curso busca promover formação embasada na reflexão prática sobre a interventiva do/da Educador/a Social em contextos marcados pelas expressões da questão social. 

 

Os/as jovens estarão aptos para: atuar como Educadores Sociais de nível médio em projetos sociais, prefeituras, organizações da sociedade civil ou entidades diaconais. Utilizar instrumentos pedagógicos e artísticos para atuação com públicos vulneráveis;

Música (4º Ano)

Proporcionar e desenvolver os conhecimentos teóricos e práticos da música. Nessa formação, os estudantes se dedicam a conhecer músicas sacras e populares, tomam conhecimentos básicos sobre instrumentos melódicos, harmônicos e rítmicos (flautas doces, violão, teclado/piano, percussão, trombone, trompete, tuba, eufônio, e outros), além de ter significativo contato com a prática de regência, do canto coral, teoria e percepção musical. 

 

Os jovens estarão aptos para atuar como regente de coros. Ministrar aulas teóricas e práticas instrumentais em grupos comunitários. Atuar como musicista e coordenar atividades recreativas com públicos distintos por meio do uso da música;

A certificação da ADL acontece no formato de cursos livres, essa modalidade têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002. O Curso livre à distância é uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

A Constituição Federal em seu Artigo 205/CF, “caput”, prevê que a educação é direito de todos e será incentivada pela sociedade. Tal prática é defendida também pelo Artigo 206/CF que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”. Curso Livre – Lei nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a modalidade de Educação Profissional.

Educação Profissional, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Conforme a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.

Não existe legislação específica que regulamente estes cursos, por isto, os cursos livres não são passíveis de regulação por parte do Ministério da Educação. Não havendo exigência de escolaridade anterior. A categoria Curso Livre atende a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, ex: Informática, Atendimento, Secretariado, Webdesign, Segurança, Idiomas, Culinária, Corte & Costura, Estética, Beleza, etc. Livre significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração, disciplinas, tempo de duração e diploma anterior.

Desse modo, a oferta desses cursos não depende de atos autorizativos por parte deste Ministério, quais sejam: credenciamento institucional, autorização e reconhecimento de curso. As escolas que oferecem este tipo de curso têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a Lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97). Lembrando que Curso livre não tem vínculo nem reconhecimento pelo MEC/CAPES. Esses Certificados têm validade legal para diversos fins, porém não podem ser convalidados, validados ou chancelados por escolas reconhecidas pelo MEC/CAPES. A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis. Cooperativas, Empresas e Profissionais Autônomos também podem ministrar tais cursos e emitir certificado.

Fonte: https://www.planalto.gov.br/

Associação Diacônica Luterana-ADL - Telefone 27 99821-7060 - CNPJ: 27.002.542/0001-50 

  • w-facebook
  • White Instagram Icon
  • Branca Ícone Blogger
  • Branca Ícone SoundCloud
  • Branca Ícone Vkontakte
  • Twitter Clean
  • Branca ícone do YouTube

© 2019 ADL · Desenvolvido por areblim. 

ieclb-2019-300x134.png
Rede-diaconia-da-IECLB.png